Uruguai se despede enfrentando o Peru
16-07-2022- Uruguai não conseguiu ganhar nenhum ponto e jogará sua partida de despedida contra o Peru nesta CONMEBOL Copa América Feminina 2022.
- Peru também estará procurando uma vitória para melhorar suas chances de chegar melhor à rodada final contra o Brasil.
Armênia, 17 de julho de 2022.- A primeira etapa da CONMEBOL Copa América Feminina entrou em sua fase decisiva. Na Fase de Grupos restam apenas dois jogos e os sonhos se mantêm vivos até o apito final, seja qual for a equipe que estiver em campo. Pelo menos esse é o caso do Peru, que estará procurando três pontos para manter vivas suas esperanças de classificação.
Quanto ao Uruguai, por outro lado, é um adeus: terá descanso na última rodada e não conseguiu ganhar nenhum ponto até agora no torneio (perdeu para o Brasil, Argentina e Venezuela), o que significa que se despedirá da competição no jogo contra o Peru. A equipe de Ariel Longo, com algumas grandes jogadoras em seu plantel, estará procurando seus primeiros pontos a fim de que a partida seja a melhor possível.
A partida será disputada no Estádio Centenário, na cidade de Armênia, na segunda rodada, a partir das 19h locais, após o jogo entre Venezuela e Brasil, enquanto a Argentina terá jornada livre. Na última rodada, a Vinhotinto enfrentará a Albiceleste enquanto as peruanas enfrentarão a seleção Canarinho, em jogo a ser disputado no Pascual Guerrero, em Cali.
As duas equipes que terminarem nos dois primeiros lugares se classificarão para as Semifinais, enquanto as duas equipes que terminarem em terceiro lugar em cada um dos grupos se enfrentarão em um jogo pelo quinto lugar, que terá como recompensa um lugar no Torneio de Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Austrália & Nova Zelândia 2023. O torneio será disputado de 17 a 23 de fevereiro de 2023, com a participação de 10 equipes e três vagas em jogo.
Em caso de empate na Fase de Grupos, o critério de desempate será o estabelecido nas regras da competição: 1º critério será o resultado do confronto direto (depois os pontos obtidos entre as equipes em questão; diferença de gol entre as equipes em questão e o número de gols marcados entre as equipes em questão); 2º critério será a maior diferença de gols no número total de partidas do grupo entre as equipes que empataram a posição e 3º critério será o maior número de gols marcados. Se persistir o empate, a equipe que tiver recebido o menor número de cartões vermelhos será considerada primeiro, depois os cartões amarelos e, finalmente, será feito um sorteio.
-Dados-
Lugar: Estádio Centenário, Cidade da Armênia.
Hora: 19.00h hora local
TV:
No Peru: DirecTV e América TV.
No Uruguai: DirecTV, Dexary.
Árbitra: Adriana Farfán (BOL).
Árbitra Assistente N°1: Liliana Bejarano (BOL).
Árbitra Assistente N°2: Inés Choque (BOL).
4ª árbitra: María Belén Carvajal (CHI).
Assessora de árbitras: Bárbara Bastias (CHI).
-Estadísticas-
- Após dois confrontos na CONMEBOL Copa América Feminina, o Uruguai está invicto contra o Peru, com uma vitória (2-1 em 2014) e um empate (1-1 em 2018).
- Peru vai tentar cortar uma série de quatro jogos sem marcar gols na CONMEBOL Copa América Feminina (4D). A última vez que conseguiu fazer isso foi justo contra seu adversário desta rodada, o Uruguai, na edição do ano passado em que empatou 1-1.
- Laura Felipe, do Uruguai, é a jogadora com a segunda mais tentativas de entradas na atual CONMEBOL Copa América Feminina, com 13, atrás apenas de Érika Salvatierra da Bolívia, com 16.
- Alexandra Kimball (Peru) é, junto com Yamila Rodríguez (Argentina), a jogadora que mais cometeu impedimentos na atual CONMEBOL Copa América Feminina: ambas em seis ocasiões.
- Carolina Birizamberri (Uruguai) sofreu nove faltas em três partidas da atual CONMEBOL Copa América Feminina, e é a jogadora que mais infraçoes ganhou, juntamente com Mariana Larroquette (Argentina) e Jessica Martínez (Paraguai), embora esta última seja a única das três a ter jogado apenas em duas jornadas.
OPTA