Uruguai, primeiro tricampeão – Rumo à CONMEBOL Copa América 2024™️

21-08-2023

Compartilhar:

 

  • A seleção uruguaia ganhou o primeiro tricampeonato da CONMEBOL Copa América™️ na edição de 1920, que teve como sede a cidade de Viña del mar – Chile.
  • Argentina foi a vice-campeã, antecipando sua primeira consagração que chegaria no ano seguinte, no torneio onde foi local.

 

Em 1920, o Chile sediou pela primeira vez em sua história o torneio continental mais antigo de seleções nacionais do mundo, a CONMEBOL Copa América™️, disputada de 11 de setembro a 3 de outubro no Estádio Valparaiso Sporting Club, na cidade de Viña del Mar.

O torneio repetiu o mesmo formato e participação das mesmas quatro seleções dos anos anteriores: Argentina, Brasil, Uruguai e Chile, que, como anfitrião, estreou sua tradicional camisa vermelha, usada até hoje pelos jogadores chilenos.

O Uruguai se tornou o primeiro tricampeão do torneio, vencendo três das quatro edições disputadas até então, em 1916, 1917 e 1920. Apenas quatro jogadores ‘charruas’ estiveram presentes em todas essas vitórias: Alfredo Foglino, Pascual Somma, Ángel Romano e Antonio Urdinarán.

A equipe ‘charrua’ vencedora da CONMEBOL Copa América™️ de 1920 era composta por seis jogadores do Peñarol, cinco do Nacional, dois do Wanderers, dois do Universal e um do Reformers.

Com três gols, o uruguaio Ángel Romano foi mais uma vez o artilheiro do torneio, repetindo o feito de 1917, quando alcançou a distinção com quatro gols. Mas dessa vez o fez junto com seu companheiro de equipe José Pérez, que o igualou em gols.

No total, foram disputadas 6 partidas no torneio e 21 gols marcados, com uma média de 3,5 gols por partida.

O Brasil colocou em campo uma equipe com apenas um jogador do elenco vencedor da edição anterior e, embora tenha vencido a partida de abertura por 1 a 0 contra o Chile, na segunda jornada sofreu uma das maiores goleadas de sua história com o Uruguai: 6 a 0.

 

 

 

CONMEBOL.com / OPTA

Compartilhar: