A estreia da Bolívia e a consagração do Hexa do Uruguai em 1926

11-10-2023

Compartilhar:

  • Chile volta a receber a CONMEBOL Copa América™️ em 1926.
  • Nessa edição as disputas foram nos ‘Campos de Sport de Ñuñoa’ onde, anos mais tarde, seria construído o Estádio Nacional do Chile.

 

A seleção uruguaia voltou a sagrar-se campeã da CONMEBOL Copa América™️ de 1926, disputada na cidade de Santiago do Chile. Nesse torneio, além dos campeões e dos locais, participaram Argentina, Bolívia e Paraguai.

Foi a primeira edição do torneio em que a Bolívia participou, que utilizou camiseta branca. No jogo de abertura contra o Chile, Teófilo Aguilar anotou o primeiro gol boliviano na competição, mas o jogo terminou com vitória dos locais por 7 a 1.

Naquela partida inaugural, Humberto Moreno do Chile fez o primeiro gol olímpico da história da competição. O primeiro tanto reconhecido mundialmente desde o tiro de esquina feito em 1924 pelo argentino Cesáreo Onzari em um amistoso contra o Uruguai, dali conhecemos como ‘gol olímpico’, já que os uruguaios eram os atuais campeões desta competição.

Esta edição foi uma das mais goleadoras da história: em dez jogos foram feitos 55 gols, com um média de 5.5 por jogo.

Héctor Franco, apelidado de ‘El Manco’ porque tinha perdido uma mão quando era mais jovem, foi um dos destaques e artilheiro (6 gols) do Uruguai campeão. A Celeste ganhou os quatro jogos que disputou, somando 17 gols a favor e apenas 2 em contra.

Chile passou a ser a primeira equipe em anotar sete gols em um jogo na história do torneio (7 a 1 sobre a Bolívia). Os chilenos marcaram nesse duelo a mesma quantidade de gols que tinha feito em seus 19 jogos anteriores no torneio.

Pela primeira vez na história da competição, um jogo teve oito gols anotados (Chile 7 – Bolívia 1). Na mesma edição empatou o record com o 8 a 0 da Argentina sobre o Paraguai.

 

 

 

CONMEBOL.com / OPTA

Compartilhar: