Thiago Silva, um guerreiro em busca de sua segunda CONMEBOL Copa América

01-07-2021

Compartilhar:

Quem acompanha os craques em campo pela CONMEBOL Copa América e imagina o quão emocionante deve ser desfrutar da vida de jogador de futebol, nem sempre pensa nas dificuldades pelas quais passaram os atletas até chegarem à elite do esporte.

E poucos jogadores passaram por tantos desafios no início da carreira como o zagueiro Thiago Silva.

Antes de brilhar por Fluminense, Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea, o brasileiro natural do Rio de Janeiro teve uma experiência traumática no futebol europeu.

Revelado pelo RS Futebol Clube, equipe então presidida pelo ex-talento e técnico brasileiro Paulo César Carpegiani, Thiago chamou a atenção do tradicional Juventude, também do Sul do Brasil, e logo se transferiu para o Porto.

Em Portugal, porém, o defensor não jogou uma partida sequer e acabou cedido ao Dínamo de Moscou, onde ele viveria um dos piores momentos de sua vida: na Rússia, o brasileiro foi diagnosticado com um grave caso de tuberculose e aconselhado a ter um pedaço do pulmão retirado, o que, se tivesse sido feito, poderia comprometer seu futuro como atleta.

https://www.youtube.com/watch?v=-hmLLWxpT6A

Felizmente, o final do drama de Thiago Silva foi feliz. Ele voltou ao Brasil para o Fluminense e virou ídolo da torcida tricolor. Seu incrível desempenho como lí­der do time na campanha do vice-campeonato da CONMEBOL Libertadores de 2008 chamou a atenção do Milan.

Foi campeão italiano e também acumulou troféus no seu clube seguinte, o Paris Saint-Germain. Na última temporada, em seu primeiro ano pelo Chelsea, conquistou a UEFA Champions League pelo time inglês.

Thiago Silva acumula mais de uma década de experiência com a camisa da seleção brasileira e segue sendo um homem de confiança do técnico Tite. O zagueiro não esconde sua admiração pela CONMEBOL Copa América, torneio que quer voltar a conquistar, depois de ter levado o troféu em 2019, também dentro de casa.

«Temos que respeitar uma instituição – a CONMEBOL -, que no meu modo de ver em pouco tempo tentou fazer muita coisa. Acho que temos que respeitar um pouco a hierarquia e tudo o que foi feito para que a gente pudesse realizar essa Copa América», disse Thiago Silva antes do duelo das quartas de final nesta sexta-feira, contra o Chile.

«Acredito que a CONMEBOL fez de tudo para que pudesse dar para gente bons estádios, bons campos. Não tenho dúvida que eles fizeram o esforço máximo para ter as melhores condições.»

Compartilhar: