Argentina vence Bolívia e Uruguai bate Paraguai, definindo a classificação

28-06-2021

Compartilhar:

Está oficialmente encerrada a fase de grupos da CONMEBOL Copa América 2021. Nesta segunda-feira, a Argentina goleou a Bolívia por 4 a 1 e o Uruguai bateu o Paraguai por 1 a 0, pela última rodada do Grupo A.

Dessa forma, a Argentina assegurou a liderança, com 10 pontos, e o Uruguai subiu para a segunda colocação, com sete. O Paraguai ficou em terceiro, com seis pontos, e o Chile em quarto, com cinco pontos. A Bolívia foi a eliminada do grupo, com quatro derrotas em quatro jogos.

A partir da sexta-feira, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile iniciam as quartas de final da CONMEBOL Copa América.

– Argentina vence sem sustos-

A seleção ‘Albiceleste’ não teve grandes dificuldades para superar a já eliminada Bolívia, em Cuiabá. O goleiro boliviano Carlos Lampe bem que fez sua parte, com mais uma sequência de grandes defesas.

Mas sob a liderança de Lionel Messi, que marcou dois gols, a equipe do técnico Lionel Scaloni cumpriu sua parte para enfrentar o Equador na próxima fase. Alejandro Gómez e Lautaro Martínez fizeram os demais gols argentinos e Erwin Saavedra descontou.

NÚMEROS DO JOGO
    • O jogo entre Bolívia e Argentina foi o 11º em campos neutros entre as equipes por todas as competições (10 na CONMEBOL Copa América e 1 amistoso). A Argentina nunca perdeu para o time verde (10V 1E).
    • A Argentina perdeu dois dos últimos 26 jogos que disputou pela CONMEBOL Copa América (15V 9E 2D): em 2011, 2015 e 2016 foi eliminado em definições por pênaltis. Só perdeu da Colômbia (0-2) e para o Brasil (0-2) em 2019.
    • Lionel Scaloni alcançou 17 partidas sem derrotas (10V 7E) e igualou Guillermo Stábile com a terceira sequência mais longa sem perder na história da seleção argentina. Se não perder do Equador, empatará com Marcelo Bielsea (18). O recorde é de Alfio Basile, entre 1991 e 1993 (31). 
    • Lionel Messi se converteu no jogador argentino com mais jogos na história da seleção (148). Com os dois gols de hoje, atingiu 12 na CONMEBOL Copa América e é o quarto maior goleador argentino na competição (um gol abaixo de Gabriel Batistuta e José Moreno e cinco atrás de Norberto Méndez). 
    • Lionel Messi finalizou quatro vezes contra a Bolivia completando assim sua partida com mais finalizações a gol em sua história na CONMEBOL Copa América.Dados OPTA

– Uruguai ultrapassa o Paraguai – 

No Rio de Janeiro, o Uruguai foi superior durante todo o jogo e poderia até ter vencido por maior vantagem. Mas a única bola a balançar a rede foi o chute de Cavani em cobrança de pênalti, no primeiro tempo.

Além de perder a vice-liderança, os guaranis também viram um dos seus destaques, Miguel Almirón, sair lesionado de campo. Ele é um provável desfalque para o duelo com o Peru. Os uruguaios enfrentarão a Colômbia.

NÚMEROS DO JOGO
  • O Uruguai somou sua 16ª partida invicto contra o Paraguai na CONMEBOL Copa América (10V 6E). Com esta vitória, os uruguaios ganharam três dos últimos quatro duelos com os paraguaios pela competição.
  • O Paraguai não sofreu mais de um gol em sete jogos seguidos pela CONMEBOL Copa América (2V 2E 3D). A última vez que recebeu dois gols no torneio foi na edição 2016, quando perdeu por 1-2 para a Colômbia. 
  • O Uruguai chegou à terceira partida consecutiva anotando pelo menos um gol na CONMEBOL Copa América contra um rival da sua confederação (2V 1E). Não conseguia marcar em três jogos seguidos no torneio contra rivais da CONMEBOL desde 2007-2011, quando conseguiu 7 (3V 4E). 
  • O Uruguai não sofreu nenhum chute a gol no primeiro tempo contra o Paraguai. É a primeira vez que os ‘charrúas’ não sofrem finalizações em uma metade de partida na CONMEBOL Copa América desde julho de 2007 (1V 4-1 vs Venezuela).
  • O Uruguai chutou 18 vezes contra os paraguaios. É o segundo maior número de finalizações em um jogo da CONMEBOL Copa América contra um rival da confederação desde 2011 (29 vs Japão 2019, 22 vs México 2011, 22 vs Bolívia 2021).Dados OPTA

Compartilhar: