Paraguai chega à CONMEBOL Copa América cheio de destaques do futebol sul-americano
12-06-2021A seleção paraguaia que disputará a CONMEBOL Copa América 2021, na Brasil, em busca do terceiro título do país na competição, estará repleta de caras conhecidas dos torcedores sul-americanos. Jogadores que já fizeram ou estão fazendo história em times do continente.
A começar pelo capitão. Além de ser o líder em campo na «Albirroja», o zagueiro Gustavo Gómez também ostenta a faixa no braço como jogador do Palmeiras, onde conquistou a última Copa Libertadores.
Seu companheiro de zaga, Fabián Balbuena, até hoje deixa saudades no arquirrival palmeirense, o Corinthians. Recém-naturalizado paraguaio, o também defensor David Martínez é peça importante no River Plate de Marcelo Gallardo, onde ainda se destaca o lateral-direito Roberto Rojas.
Fechando o setor defensivo, o volante Junior Alonso é figura indispensável na equipe do Atlético Mineiro, e o volante Piris da Motta, atualmente no GençlerbirliÄŸi, da Turquia, teve passagens marcantes por Flamengo e San Lorenzo.
Os gêmeos Óscar (meio-campista) e Ángel Romero (atacante) agora defendem juntos o San Lorenzo, e antes de se juntar ao irmão na equipe de Almagro, Ángel fez história vestindo a camisa do Corinthians. Na Argentina também está o atacante Gabriel Ávalos, do Argentino Juniors.
Além de nomes que já brilharam no futebol portenho e hoje se destacam na Europa, como o zagueiro Omar Alderete, ex-Gimnasia y Esgrima La Plata e Huracán e hoje no Hertha Berlin, e o atacante Miguel Almirón, ex-Lanús e hoje no Newcastle.
https://www.instagram.com/p/CP1wm-tol7N/
Este elenco tentará ao menos repetir a última boa campanha paraguaia na CONMEBOL Copa América, quando a equipe foi vice-campeã contra o Uruguai, em 2011. Em 2019, no Brasil, foi derrotada pelos donos da casa e futuros campeões, nos pênaltis, nas quartas de final. O último título da «Albirroja» no torneio é de 1979 (o país também foi campeão em 1953).
O Paraguai chega para o torneio no Brasil depois de dois jogos sem vitórias (empate com Uruguai e derrota para o Brasil) nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Ocupa a sexta colocação na disputa, um ponto atrás do Uruguai, primeira equipe na zona de classificação para o Mundial.
A campanha na CONMEBOL Copa América 2021 começa no dia 14 de junho, no Estádio Olímpico, em Goiânia, contra a Bolívia, com quem forma o Grupo A ao lado de Argentina, Uruguai e Chile.