Brasileiro e argentino são maiores goleadores da CONMEBOL Copa América, mas podem ser superados em 2021
05-06-2021Disputada especialmente entre seleções da América do Sul, a CONMEBOL Copa América exibe desde 1916 o melhor do futebol mundial. Passaram pelo torneio, ao longo de mais de 100 anos, alguns dos maiores craques da história do esporte, como Arthur Friedenreich, Domingos da Guia, Pelé, Pedro Rocha, Teófilo Cubillas, Enzo Francescoli, Diego Maradona, Carlos Valderrama, Ronaldo, Rivaldo, Lionel Messi, entre muitos outros.
Logicamente, a rede cansou de balançar durante as 46 edições do campeonato, e um argentino e um brasileiro protagonizam os recordes de artilharia.
https://www.instagram.com/p/CPgZOVKs2ts/
O argentino Norberto Méndez, àdolo do Huracán e do Racing nos anos 1940 e 1950, e seu contemporâneo brasileiro Zizinho, craque de Flamengo, Bangu e São Paulo, dividem o posto de maiores goleadores de todos os tempos da CONMEBOL Copa América com 17 gols cada.
Pesa a favor de Méndez o fato de ter marcado seus tentos com bem menos partidas disputadas que Zizinho, 17 jogos ao longo de três edições da CONMEBOL Copa América, contra 33 do brasileiro em seis edições diferentes.
Logo atrás deles estão o uruguaio Severino Varela, com 15 gols em 15 jogos disputados entre 1937 e 1942, e o peruano Teodoro Fernández, com também 15 gols, marcados em 24 partidas nas décadas de 30 e 40.
Outro peruano, o atacante do Internacional Paolo Guerrero, aparece como terceiro maior goleador da CONMEBOL Copa América, somando 14 gols em 24 atuações. Guerrero já foi artilheiro do torneio em três oportunidades, em 2011, 2015 e 2019 (neste ano dividindo a posição com o brasileiro Everton Cebolinha).
Na CONMEBOL Copa América 2021, o matador peruano, fora de ação por lesão, não terá a oportunidade de superar Norberto Méndez e Zizinho como goleadores máximos da competição sul-americana.
Quem provavelmente também terá a chance de fazer história é o chileno Eduardo Vargas, artilheiro em 2015, ao lado de Guerrero, e em 2016, sendo campeão nas duas oportunidades. O atacante do Atlético Mineiro é o quinto maior goleador da história da CONMEBOL Copa América com 12 gols, empatado com os uruguaios Roberto Porta e Ángel Romano.