Os 10 gols de Ronaldo Fenômeno na CONMEBOL Copa América™

22-09-2023

Compartilhar:

 

  • Ronaldo Luís Nazário de Lima faz 47 anos neste 22 de setembro de 2023.
  • O ‘Fenômeno’ conquistou a CONMEBOL Copa América™ em 1997 e 1999.

 

 

Ronaldo participou de três edições consecutivas da CONMEBOL Copa América™, no Uruguai em 1995, na Bolívia em 1997 e no Paraguai em 1999, onde a Verde-Amarela ergueu o troféu com o Fenômeno como jogador de destaque.

Eis uma análise dos dez gols marcados pelo craque brasileiro em suas participações espetaculares no torneio de seleções mais antigo do mundo.

 

– CONMEBOL Copa América Bolívia 1997 –

Ronaldo fez o seu primeiro gol numa CONMEBOL Copa América™ na 1ª Jornada da Fase de Grupos da edição 1997, onde o Brasil ganhou da Costa Rica de goleada por 5-0 e o Fenômeno estreou o seu talento mo torneio com dois gols.

O primeiro, após uma corrida ficando sozinho na frente do goleiro, marcou um gol aos 47’. Apenas seis minutos depois, anotou o segundo ao driblar um zagueiro na área e mandar a bola direto no ângulo direito.

Nas Quartas de Final voltou a fazer dois gols, que deram ao Brasil o passe às Semifinais após a vitória de 2-0 sobre o Paraguai. O 1-0 foi marcado aos 19’ com uma forte finalização que entrou no sentido direito do goleiro, e fechou o placar com o segundo aos 34’, ao receber um passe filtrado e definindo sozinho na frente do gol.

O quinto do torneio foi na Final contra a Bolívia de canhota, que desempatou o 1-1 do primeiro tempo do jogo de decisão, onde o Brasil terminou ganhando por 3-1 e sagrou-se campeão da CONMEBOL Copa América™, e pela primeira vez para Ronaldo.

 

 

 

– CONMEBOL Copa América Paraguai™ 1999 –  

Dois anos depois repetiu os dois gols na estreia da Fase de Grupos, o primeiro e o quarto de uma goleada do Brasil por 7-0 sobre a Venezuela, aos 28’ e 62’, um com cada pé.

Depois, na última jornada de grupos e usando a braçadeira de capitão, marcou de pênalti aos 36’ para decretar a vitória de 1-0 sobre o Chile.

Nas Quartas de Final, o Brasil enfrentou o clássico rival, a Argentina, que marcou o primeiro através de Juan Pablo Sorín aos 10’. Rivaldo empatou o jogo com um golaço de tiro livre aos 32’, e Ronaldo fechou o placar em 2-1 aos 48’ com um potente disparo rasante na área argentina.

O Fenômeno também participou do 3-0 do Brasil contra o Uruguai na Final disputada no estádio Defensores del Chaco de Assunção, onde fez o gol que decretou a goleada brasileira aos 46’, ao receber um grande passe de Rivaldo para definir com uma forte canhota raspando a trave do goleiro.

 

 

 

 

CONMEBOL.com

Compartilhar: