A Seleção Canarinho hexacampeã

18-07-2023

Compartilhar:

Há 24 anos, o Brasil sagrou-se campeão da CONMEBOL Copa América™️ no Paraguai.

 

A equipe comandada por Luxemburgo ergueu o troféu invicta.

 

Em 18 de julho de 1999, a Seleção Brasileira conquistou sua sexta estrela continental no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, com um time cheio de craques e muita magia, no torneio de seleções mais antigo do mundo, a CONMEBOL Copa América™️.

O Brasil, sob a direção estratégica de Vanderlei Luxemburgo e com um elenco formado por alguns dos maiores astros da história do futebol mundial, como Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu, Ronaldinho, entre outros, cativou os torcedores com seu estilo de jogo ofensivo e suas habilidades individuais espetaculares.

A Verde-Amarela iniciou a CONMEBOL Copa América 1999™️ inserida no Grupo B, junto com Chile, México e Venezuela. Desde o apito inicial, a seleção começou a demonstrar sua força, vencendo a ‘Vinhotinto’ por 7-0 na 1ª rodada, por 2-1 do México na 2ª rodada e 1-0 da ‘Roja’ na última, classificando-se como líder do grupo e com placar perfeito para a próxima fase do torneio.

Argentina seria a próxima rival a perder para os brasileiros. Foi um dos jogos mais esperados do torneio, o Clássico Sul-Americano nas quartas de final.

A partida começou bem para os argentinos, que, graças a um chute de Sorín, desviado por João Carlos, abriu o placar aos 11′, este seria o segundo e último gol sofrido pelos campeões na competição. Rivaldo empatou aos 32′ com um magnífico tiro livre e Ronaldo fez o 2-1 final a poucos minutos do início do segundo tempo. A seleção da Argentina teve uma ótima chance de empatar, de pênalti, mas o chute de Ayala foi defendido por Dida, somando duas defesas dessa natureza no torneio.

Mais tarde, o Brasil cruzou novamente com o México, desta vez nas Semifinais. Com muita autoridade obteve mais uma vitória contra os mexicanos, 2-0. O primeiro gol foi feito por Amoroso após rebote da defesa mexicana aos 22′, e o segundo quem fez foi Rivaldo aos 42′, em jogada iniciada e finalizada por ele mesmo. Com isso, a Seleção Canarinho se classificou para sua terceira final consecutiva.

O Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai, recebeu a grande final da CONMEBOL Copa América 1999™️, com as arquibancadas lotadas de torcedores ansiosos para presenciar a partida entre Brasil e Uruguai, que traziam lembranças recentes da edição de 1995, em que os uruguaios se consagraram campeões ao vencer a Verde-Amarela na mesma instância.

Uma grande atuação da Seleção Brasileira permitiu que vencessem os ‘Charrúas’ por 3-0 sem muitas complicações. Rivaldo colocou o Brasil na frente aos 21′, chutando a bola para o gol após cobrança de falta de Flávio Conceição. Apenas seis minutos depois, o próprio Rivaldo aumentou o placar com uma bela definição antes da saída do goleiro uruguaio. Mais tarde, apenas começou o segundo tempo, Ronaldo fez mais um gol, 3-0 final.

Assim, o Brasil conquistou a CONMEBOL Copa América™️ pela sexta vez e o fez invicto, vencendo todas as suas partidas consecutivamente e pela primeira vez na história.

Ronaldo Nazário e Rivaldo foram os artilheiros do campeonato com cinco gols cada, apenas um à frente de Márcio Amoroso, com quatro.

Erguendo o troféu no céu de Assunção, o Brasil escreveu mais um capítulo dourado em sua gloriosa história.

 

CONMEBOL.com / AFP

Compartilhar: