Gary Medel e seu brilho único no bicampeonato da CONMEBOL Copa América™️

03-08-2023

Compartilhar:

  • ‘El Pitbull’ Medel foi coroado campeão da América com a seleção do Chile em 2015 e 2016.
  • Neste 03 de agosto de 2023, Gary Medel está fazendo 37 anos de idade.

Gary Medel nasceu em 3 de agosto de 1987 na cidade de Santiago – Chile, país que defendeu no mais alto nível e com o qual conquistou a CONMEBOL Copa América 2015™️ e a edição do Centenário de 2016.

Reconhecido por sua forte presença em campo, seu comprometimento e suas habilidades defensivas, ele se destacou na era de ouro da ‘Roja’.

Estreou com a seleção chilena em um amistoso contra a Argentina em 19 de abril de 2007, antes da CONMEBOL Copa América™️, que seria disputada naquele ano na Venezuela, edição em que não esteve presente por estar disputando o Mundial Sub-20.

Sua primeira participação no torneio continental mais antigo do mundo viria na edição seguinte, Argentina 2011, embora antes desse torneio já tivesse disputado as eliminatórias sul-americanas e sua primeira Copa do Mundo da FIFA, um ano antes na África do Sul.

 

Na CONMEBOL Copa America™️ daquele ano, foi titular em todos os jogos da Fase de Grupos, bem como nas Quartas de Final contra a Venezuela, onde a ‘Roja’ foi eliminada do torneio.

 

– CONMEBOL Copa América 2015™️ –

Foi na edição de 2015, disputada em seu país, Chile, que veio a primeira glória para ‘El Pitbull’. Mais uma vez, disputou todos os jogos e marcou um gol incrível na última rodada da Fase de Grupos contra a Bolívia, quando entrou de repente na área, parou a bola no peito e mandou direto pra rede.

Nas Quartas, Chile eliminou o Uruguai com uma vitória acirrada e, nas Semifinais, venceu o Peru por 2 a 1, classificando-se para a Final contra a Argentina.

Em casa, Chile jogou contra os argentinos, em uma partida que terminou empatada em 0 a 0 após a prorrogação e foi decidida em uma emocionante disputa de pênaltis, vencida pelo Chile por 4 a 1, erguendo o título da CONMEBOL Copa America™️ pela primeira vez na história.

Medel foi uma peça fundamental da defesa chilena durante todo o torneio. Sua versatilidade lhe permitiu jogar tanto como zagueiro central quanto como meio-campista defensivo, proporcionando segurança e solidez.

 

– CONMEBOL Copa América Centenário™️ –

Na CONMEBOL Copa América Centenário™️, realizada nos Estados Unidos em 2016, Gary Medel foi mais uma vez um jogador de destaque e peça fundamental na seleção chilena, que conseguiu vencer o torneio pela segunda edição consecutiva.

Na Fase de Grupos, Medel demonstrou novamente sua importância nos confrontos contra a Argentina, em que o Chile perdeu por 2 a 1, ganhou da Bolívia pelo mesmo placar, e na última rodada venceu o Panamá por 4 a 2.

Nas Quartas de Final contra o México, Gary teve uma grande atuação, ajudando seus companheiros de equipe a conter os atacantes mexicanos, para garantir a histórica vitória chilena por 7 a 0. Em seguida, nas semifinais, o Chile venceu a Colômbia por 2 a 0 e avançou para a Final, onde repetiu seus adversários.

Chile enfrentou a Argentina novamente na grande final e, de novo terminou em 0 a 0 após a prorrogação, com a decisão levada aos pênaltis. A seleção chilena então conquistaria o bicampeonato da Copa América ganhando os argentinos por 4 a 2 nos doze passos.

Após os títulos, Medel também participou das edições de 2019 e 2021 da CONMEBOL Copa América™️, além de participar nos Mundiais África do Sul 2010 e Brasil 2014, bem como na Copa das Confederações 2017, na qual o Chile chegou até a Final.

Gary Medel teve uma carreira excepcional e continua a escrever história com a seleção chilena, sendo um dos jogadores mais emblemáticos da era dourada da ‘Roja’, na qual demonstra paixão e dedicação inigualáveis em cada jogo que participa.

 

 

 

CONMEBOL.com

Compartilhar: