Formiga eterna: a lendária 8 do Brasil
03-03-2023Jogadora recorde com a Seleção Brasileira, com mais de 200 jogos disputados, 7 participações na Copa Mundial da FIFA, medalhista em dois Jogos Olímpicos e pentacampeã na CONMEBOL Copa América. Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, faz aniversário.
Nasceu em Belo Horizonte em 3 de março de 1978, um ano antes de que a prática do futebol feminino fosse legalizada do Brasil.
Quando criança, ela sofreu a devastação da proibição das mulheres de jogar futebol, enfrentando o preconceito mesmo em sua própria casa.
Às vezes lembra que seus irmãos batiam nela para impedi-la de brincar com meninos na rua. Os vizinhos de sua terra natal, Salvador da Bahia, diziam-lhe comentários maldosos.
Falavam que ela não seria «suficientemente boa», que «engravidaria antes do tempo» ou que o futebol não a «tornaria uma pessoa exemplar».
Naquela época ainda retumbava entre os brasileiros o veto contra o futebol feminino que, de acordo com as normas, não podia ser praticado por mulheres porque era incompatível «com as condições de sua natureza.
Apesar do difícil começo, desfrutou de uma longa carreira na qual passou por 15 clubes e saiu vitoriosa sempre, incluindo três CONMEBOL Libertadores com o São José do Brasil.
Estreou com a Verde-Amarela em 1995 e é a única jogadora de futebol (incluindo masculino) que disputou 7 Copas do Mundo da FIFA. Na China 2007 ganhou o vice-campeonato, maior marco sul-americano em Mundiais femininos. Além disso, também participou das edições de 1995, 1999, 2003, 2011, 2015 e 2019.
Conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos em duas edições: Atenas 2004 e Pequim 2008.
Conquistou 5 das 8 CONMEBOL Copa América ganhas pela seleção feminina do Brasil, sendo um dos máximos destaques juntamente com Marta.
CONMEBOL.com