Finalíssima Feminina 2023: Inglaterra - Brasil em Wembley – Tudo o que precisa de saber

26-10-2022

Compartilhar:

A primeira Finalíssima Feminina coloca frente-a-frente Inglaterra e Brasil, em Wembley na quinta-feira, 6 de Abril de 2023.

Quem participa na Finalíssima Feminina de 2023?

A Inglaterra participará como vencedora do UEFA Women’s EURO 2022, que conquistou depois de derrotar a Alemanha, por 2-1, no prolongamento da final de Wembley, a 31 de Julho de 2022. As inglesas triunfaram diante de 87.192 espectadores, um recorde europeu para jogos de selecções femininas, bem como para qualquer jogo da fase final do EURO masculino ou feminino.

O Brasil conquistou o seu lugar com a vitória na CONMEBOL Copa América Feminina de 2022, derrotando a anfitriã Colômbia por 1-0 em Bucaramanga, um dia antes do sucesso de Inglaterra em Wembley. A selecção europeia conquistou o seu primeiro grande troféu, ao passo que a vitória do Brasil aumentou o seu recorde de títulos na Copa América para oito (em nove edições no total).

Jogos entre Inglaterra e Brasil

Inglaterra e Brasil já se encontraram três vezes a nível sénior no futebol feminino. No dia 6 de Outubro de 2018, a Inglaterra venceu o Brasil por 1-0 num amigável em Meadow Lane, Nottingham, graças a um golo de Fran Kirby aos dois minutos. 

Em 2019 mediram forças mais duas vezes. A 27 de Fevereiro, a Inglaterra venceu por 2-1 na SheBelieves Cup, em Chester, Pensilvânia, estando a perder ao intervalo com um penálti de Andressa Alves, mas virou o jogo por Ellen White e Beth Mead. No dia 5 de Outubro, em Middlesbrough, foi o Brasil quem venceu um jogo particular por 2-1 com dois golos de Debinha antes de Beth marcar para as inglesas.

O Brasil também jogou uma vez em Wembley, na fase de grupos dos Jogos Olímpicos de 2012, contra uma equipa da Grã-Bretanha formada em grande parte por jogadoras inglesas treinadas por Hope Powell. O golo de Steph Houghton no segundo minuto deu à equipa da Grã-Bretanha uma vitória por 1-0 diante de 70.584 adeptos, embora ambas as equipas já estivessem apuradas e viessem a ser eliminadas nos quartos-de-final.

Quando será disputada a Finalíssima Feminina de 2023?

O jogo será realizado na quinta-feira, 6 de Abril de 2023. A hora do início do jogo será confirmada em tempo devido.

Onde será disputada a Finalíssima Feminina de 2023?

A partida será disputada no Estádio de Wembley, em Londres. Acontece praticamente 100 anos após o primeiro jogo oficial no estádio original no mesmo local, em 28 de Abril de 1923, quando o Bolton Wanders venceu o West Ham por 2-0 na final da Taça de Inglaterra diante de uma multidão de 126.047 espectadores – mas acredita-se que  talvez tenha sido o dobro.

O estádio original foi fechado em 2000 e a substituição foi inaugurada em 2007 com capacidade para cerca de 90.000 adeptos. Já recebeu vários jogos importantes femininos, incluindo a final olímpica de 2012, na qual os Estados Unidos venceram o Japão por 2 -1, e a decisão do EURO 2022 feminino, quando a Inglaterra venceu a Alemanha.

A Inglaterra também disputou vários jogos em casa recentes, incluindo uma derrota por 2-1 ante a Alemanha, a 9 de Novembro de 2019, assistida por um público  recorde a nível mundial para um jogo de futebol feminino, com 77.768 espectadores, e uma vitória por 2-1 contra os Estados Unidos a 7 de Outubro de 2022, com uma assistência de 76.893 espectadores. Wembley é a casa da final da Taça de Inglaterra feminina desde 2015. 

Muitas finais masculinas também foram realizadas no mítico recinto, incluindo a final do UEFA EURO 2020 e a primeira Finalíssima masculina, na qual a Argentina venceu a Itália por 3-0 no dia 1 de Junho de 2022.

Como posso comprar bilhetes para a Finalíssima Feminina de 2023?

Os bilhetes serão colocados à venda na segunda-feira, 31 de Outubro, às 10h00 (de Portugal Continental) em wembleystadium.com/tickets, com os adeptos instados a garantir os seus ingressos com a devida antecedência, pois é esperada uma lotação esgotada. Os preços dos bilhetes começam em apenas £7,50 para crianças de 16 anos ou menos e £15 para adultos, o que significa que uma família de quatro pessoas poderá assistir a algumas das melhores jogadoras do mundo por apenas £45.

Por que foi introduzida a Finalíssima Feminina?

A partida faz parte da expansão da cooperação entre a UEFA e a CONMEBOL, que inclui principalmente o futebol feminino, futsal e futebol das raízes, intercâmbio de árbitros e programas de treino. O primeiro jogo masculino da Finalíssima, que coloca frente-a-frente os vencedores do EURO e os detentores da CONMEBOL Copa América, aconteceu em Wembley, em Junho de 2022. A Argentina venceu a Itália por 3-0.

Outros eventos semelhantes até agora incluíram a Taça Intercontinental Sub-20 de 2022, realizada em Agosto – o Benfica, vencedor da UEFA Youth League, venceu o Peñarol, detentor da Copa Libertadores Sub-20, por 1-0 no Estádio Centenário, em Montevideu – e a Futsal Finalíssima  de 2022. Esse evento de quatro equipas no Parque Roca, em Buenos Aires, envolveu os melhores desempenhos das competições de selecções da UEFA e da CONMEBOL, com o campeão europeu Portugal a bater a Espanha na final e o Paraguai a superar a Argentina, campeã sul-americana, por 3-2, no jogo de atribuição do terceiro lugar.

Alguma vez uma campeã europeia e sul-americana se encontraram num jogo deste tipo?

Esta é a primeira vez que as vencedoras do EURO Feminino e da Copa América Feminina se enfrentam numa partida formal e programada. 

Curiosamente, o único jogo entre Europa e América do Sul numa grande final deu-se quando a Alemanha venceu o Brasil por 2-0 para vencer o Campeonato do Mundo  Feminino da FIFA 2007, em Xangai,  no único período desde o início da Copa América Feminina, em 1991, que o as Canarinhas não foram campeãs, tendo perdido a final de 2006 para a Argentina (que foi derrotada por 11-0 pela Alemanha no jogo de abertura do Campeonato do Mundo de 2007).

 

Compartilhar: