Final da CONMEBOL Copa América 2004: Brasil, Argentina e uma reviravolta para a história.
18-11-2020Na CONMEBOL Copa América 2004, a seleção do Brasil encarou a Argentina em uma das finais mais emocionantes do torneio de seleções, que é o mais antigo do mundo.
A seleção do Uruguai foi arrasada pela verde e amarela nos pênaltis. Enquanto isso, a seleção da Argentina chegou à final, após ganhar por 3×0, contra a Colômbia, o último campeão da competição.
A seleção brasileira, liderada por Carlos Alberto Parreira, entrou em campo com: Julio Cesar, Maicon, Luisão, Juan, Gustavo Nery, Kléberson, Renato, Edu, Alex, Adriano e LuÃs Fabiano.
Por outro lado, os 11 escolhidos pelo técnico à frente da Argentina, Marcelo Bielsa, foram: Roberto Abondanzieri, Fabricio Coloccini, Roberto Ayala, Gabriel Heinze, Javier Zanetti, LuÃs González, Javier Mascherano, Cristian González, Juan Pablo Sorin, Mauro Rosales e Carlos Tevez.
O encontro ocorreu no Estádio Nacional de Lima, com 43 mil espectadores. O árbitro da partida foi o paraguaio, Carlos Amarilla. Ambas equipes entraram em campo vestindo seu uniforme principal, celeste e branca para Argentina, e amarela para Brasil.
Aos 19 minutos, Carlos Tevez deu um toque de calcanhar para Lucho Gonzalez, que deu um passe aberto para esquivar o zagueiro Luisão, mas ele cometeu pênalti. O «Kily» González foi o responsável por chutar e abrir o placar para a equipe da Argentina. Os liderados por Bielsa tinham posse de bola, mas segundos antes do final do primeiro tempo, a seleção da Argentina cometeu uma falta por fora da área. O capitão, Alex, aproveitou e fez um perfeito chute para o centro da área, e Luisão cabeceou maravilhosamente a bola no canto da trave. Argentina 1, Brasil 1.
No segundo tempo, a alviceleste foi o time que fez mais pressão, com Javier Mascherano marcando presença como líder e controlando os tempos do jogo. As melhores jogadas foram uma cabeçada de Roberto Ayala, que mal tinha se desviado e um passe para o centro do campo, feito por Rosales. Se Tevez ou Sorín tivessem tocado a bola, a seleção da Argentina teria marcado o segundo gol.
Faltando três minutos para acabar o jogo, Javier Zanetti mandou uma bomba para o centro da área, onde Sorín matou a bola. Porém, após uma falha de Renato, Cesar Delgado garantiu a posse da bola e fez um chute formidável, marcando um placar de 2X1 para a Argentina.
Com uma equipe brasileira apertando o ataque e em busca do milagre, e a seleção Argentina muito defensiva, um passe fraco de Diego para o centro da área gerou total confusão na área argentina. Ayala e Coloccini falharam, e Adriano, o artilheiro da Copa América, aproveitou para, em dois movimentos, lançar uma bomba que empatou o jogo 2×2.
A partida se decidiu nos pênaltis. Os gols marcados pela seleção do Brasil foram de Adriano, Edu, Diego e Juan. Para a equipe adversária, Gonzalez e Sorín fizeram os gols, porém D’Alessandro e Heinze falharam. Foi assim que a verde e amarela conseguiu sua sétima vitória na CONMEBOL Copa América.
Confira um dos jogos escolhidos para nossa seção «Jogos InesquecÃveis da Copa América». Um encontro entre dois grandes rivais como as seleções da Argentina e do Brasil, com uma paixão latente e existente em cada minuto do jogo.
Veja o resumo do jogo no YouTube
RESUMO
Final da Copa América Peru 2004
25 de julho de 2004
Argentina 2 x 2 Brasil
Gols: Gonzalez (21′), Luisão (46′), Delgado (87′) e Adriano (93′)
Estádio Nacional de Lima