A vitória uruguaia na CONMEBOL Copa América de 2011™️
24-07-2023- Um resumo da senda da seleção uruguaia rumo ao título da CONMEBOL Copa América de 2011™️.
Na CONMEBOL Copa América™️ disputada na Argentina em 2011, Uruguai sagrou-se campeão pela 15ª vez no torneio de seleções mais antigo do mundo. A ‘Celeste’ teve um passo emocionante e uma atuação bem-sucedida, que a levou ao título na terra dos seus vizinhos na terceira ocasião, do mesmo jeito que na primeira edição da competição em 1916 e no ano 1987.
A equipe dirigida pelo ‘Maestro’ Tabárez, que iniciou a sua conformação no ano 2006 e alcançou as Semifinais da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, vivia uma época dourada, com jogadores como Fernando Muslera na defesa do arco, Diego Lugano, Diego Godín, Álvaro Pereira, e uma ofensiva invejável, com Suárez, Cavani e Forlán, recente artilheiro da Copa do Mundo.
Uruguai, que compartilhou o Grupo C com Peru, Chile e México, começou seu caminho para uma complicada classificação contra os peruanos, no Estádio Bicentenário de San Juan no dia 5 de julho, em uma partida que terminou 1-1, um resultado inesperado para os ‘charruas’. Paolo Guerrero marcou aos 23′ e Luis Suárez conseguiu o empate no final do primeiro tempo, gol que fechou o placar para ambas as seleções repartirem os pontos.
Chile foi o segundo rival para os dirigidos de Tabárez, desta vez no Estádio Malvinas Argentinas de Mendoza em 9 de julho, onde outro 1-1 complicou as aspirações dos uruguaios para avançar à seguinte fase, ao contrário dos chilenos, onde o ponto conseguido os aproximava da classificação. Apesar de que, nesta partida, o Uruguai fez o primeiro gol através de Álvaro Pereira aos 54′, Alexis Sánchez marcou o empate, dez minutos depois para ‘La Roja’.
Com só dois pontos na tabela, a ‘Celeste’ tinha a obrigação de derrotar o México na última jornada da Fase de Grupos para se classificar às Quartas de Final. No dia 13 de julho em La Plata os ‘charruas’ ganharam dos mexicanos graças ao gol de Álvaro Pereira aos 14′, que marcou com um toque curto na pequena área, depois de uma falha do goleiro após um levantamento de Diego Forlán. Assim, o Uruguai conseguiu o passe para enfrentar a seleção local nas Quartas, a Argentina de Messi.
O Estádio Brigadier General Estanislao López de Santa Fe recebeu a partida entre os ‘rioplatenses’ no dia 16 de julho. Diego Pérez abriu o placar para o Uruguai logo no começo do jogo e Gonzalo Higuaín empatou, poucos minutos depois. A partida, igualada e acirrada terminou 1-1 e teve que ser definida nos pênaltis, onde Uruguai fez cinco e a Argentina quatro, já que o disparo de Carlos Tévez foi defendido por Fernando Muslera.
Nas Semifinais, Uruguai derrotou o Peru por 2-0, ambos gols de Luis Suárez em La Plata, que conduziu a seleção uruguaia para mais uma Final da CONMEBOL Copa América™️.
Com uma goleada de 3-0 sobre o Paraguai, no duelo disputado no Estádio Monumental de Buenos Aires, o onze ‘charrua’ conseguiu sua décima quinta CONMEBOL Copa America™️, e liderou em conquistas. Luis Suárez aos 11′ e Diego Forlán aos 41′ e 89′ marcaram os gols do triunfo.
Com este título, a seleção do Uruguai coroou uma época dourada sob o comando de ‘Maestro’ Tabárez e uma equipe de grande categoria, que soube levar a última CONMEBOL Copa América™️ para as terras ‘charruas’.
CONMEBOL.com / AFP