Uruguai tetracampeão em 1923

07-09-2023

Compartilhar:

 

  • No ano de 1923, o Uruguai conquistava seu quarto título continental.
  • Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai participaram nessa edição do torneio.

 

O Uruguai albergava mais uma vez a CONMEBOL Copa América™️, de 29 de outubro a 2 de dezembro de 1923, no Estádio Parque Central em Montevidéu, que na época tinha sido completamente reformado.

A equipe charrúa fez valer novamente a vantagem de jogar em casa e, assim, tornou-se campeã do torneio continental pela quarta vez, com uma equipe formada por jogadores do Nacional. No caminho para o título, os uruguaios venceram todos os seus jogos: 2 a 0 contra o Paraguai, 2 a 1 contra o Brasil e 2 a 0 contra a Argentina.

Atilio Narancio, técnico do Nacional, disse aos jogadores uruguaios que, se ganhassem o título sul-americano, os levaria para os Jogos Olímpicos no ano seguinte. O Uruguai foi coroado na América e, em 1924, ganhou a medalha de ouro em Paris.

No total, foram disputadas seis partidas no torneio, nas quais foram marcados 18 gols, com uma média de 3 gols por jogo. Os artilheiros foram Valdino Aguirre, da Argentina, seleção vice-campeã, e Pedro Petrone, do Uruguai, ambos com três tantos.

Pedro Petrone pertencia ao modesto clube Charley, do Uruguai, e mais tarde foi transferido para o Fiorentina, onde seria artilheiro do campeonato italiano.

 

 

 

CONMEBOL.com / OPTA

Compartilhar: