Argentina pentacampeã em 1937

07-11-2023

Compartilhar:

  • A CONMEBOL Copa América™ de 1937 foi disputada entre dezembro de 1936 e fevereiro de 1937 em Buenos Aires.
  • Argentina conquistou o título sul-americano vencendo cinco dos seis jogos que disputou..

 

A CONMEBOL Copa América™ retornou a Buenos Aires entre o final de 1936 e o início de 1937, nos estádios do San Lorenzo, Boca Juniors e River Plate. A Albiceleste foi coroada campeã pela quinta vez em sua história, vencendo cinco partidas no torneio.

Essa foi a primeira edição da competição com seis seleções: Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil, após 12 anos de ausência.

Devido ao verão portenho no final e início do ano, essa edição foi a primeira em que todos os jogos foram disputados à noite, graças à iluminação instalada nos estádios de Buenos Aires.

Argentina foi o primeiro país a vencer cinco partidas em uma mesma edição da CONMEBOL Copa América™. A Albiceleste também se tornou a primeira campeã que teve pelo menos uma derrota no torneio.

Uruguai foi a única seleção a vencer a Argentina, mas os Charrúas saíram com um recorde negativo de três derrotas (para Paraguai, Chile e Brasil), algo que não havia acontecido nas edições anteriores.

Argentina e Brasil tiveram que decidir quem ficaria com o título num jogo de desempate. A disputa foi encerrada com vitória da Albiceleste com gols do jovem Vicente de la Mata (17 anos), que havia entrado em campo seis minutos antes do final da partida.

Manuel Seoane, conhecido como «La Chancha», foi o técnico que levou a Argentina ao título. Seoane havia vencido a CONMEBOL Copa América™ como jogador em 1925, 1927 e 1929.

Essa edição tem uma das maiores médias de gols do torneio: 4,3 gols por jogo, incluindo uma espetacular vitória do Brasil sobre o Chile por 6-4 (5-3 no primeiro tempo) no Viejo Gasómetro, a casa histórica do San Lorenzo.

Naquele jogo, o Brasil teve de usar a camisa do Boca Juniors para a partida, pois tanto brasileiros quanto chilenos usavam branco e não tinham outro uniforme. Sete dias antes, o Brasil já havia usado a camisa vermelha do Independiente de Avellaneda pelo mesmo motivo, em uma vitória por 3-2 sobre o Peru.

CONMEBOL.com / OPTA

Compartilhar: