Forlán na grande final da CONMEBOL Copa América de 2011

18-05-2023

Compartilhar:

O famoso atacante uruguaio que brilhou na final da última conquista do Uruguai na CONMEBOL Copa América, Diego Forlán, faz 44 anos neste dia 19 de maio de 2023. Confira os dois gols do ‘Cachavacha’ que garantiram o título para o Uruguai em 2011.

Diego Forlán vem de uma família de campeões sul-americanos, seu pai, Pablo Forlán, conquistou a Copa América da CONMEBOL em 1967, quando era comandado pelo avô de Diego, Juan Carlos Corazzo, que também comandou a seleção uruguaia na conquista de 1959.

‘Cachavacha’ entrou para o rol de campeões da família ao compor a seleção uruguaia na CONMEBOL Copa América 2011, disputada na Argentina. Forlán havia acabado de mostrar uma performance impressionante Copa do Mundo na África do Sul 2010, na qual foi o artilheiro do torneio e a maior estrela do Uruguai.

Ao longo da CONMEBOL Copa América 2011, Forlán não conseguiu marcar na fase de grupos, nas quartas de final, nem nas semifinais. Os gols estavam guardados para o jogo mais importante.

A Celeste disputou a final da CONMEBOL Copa América em 24 de julho de 2011 contra o Paraguai no Estádio Monumental. Diego foi titular junto com Luis Suárez, formando uma temível dupla de ataque.

O primeiro a marcar na final foi Suárez, que abriu o placar para os Charrúas aos 11 minutos com um chute cruzado.

Antes do final da primeira etapa, aos 42 minutos, Diego Forlán marcou seu primeiro gol na CONMEBOL Copa América 2011, após um passe filtrado de pé esquerdo que deixou o goleiro paraguaio paralisado, cravando o 2-0.

Nos minutos finais da partida, a joia da coroação uruguaia chegou após um letal contra-ataque, no qual Luis Suárez deu um passe livre para Forlán, para que este pudesse definir. Em disputa acirrada com Justo Villar, Forlán não falhou e selou a comemoração uruguaia em Buenos Aires com mais um gol.

Forlán fez sua última partida com a Celeste na Copa do Mundo de 2014 no Brasil e se despediu de sua equipe com 112 partidas disputadas, 36 gols e a CONMEBOL Copa América em seu currículo.

 

 

 

CONMEBOL.com / AFP

Compartilhar: