Debinha, história pura na CONMEBOL Copa América Femenina
12-08-2022Velocidade, um jogo certo e gols. O que mais você poderia pedir a uma atacante de área?
Débora Cristiane de Oliveira é a atacante que virou a grande representante do Brasil, campeão da CONMEBOL Copa América Feminina Colômbia 2022 e foi escolhida como parte da equipe ideal. Junto com Adriana, elas foram as duas artilheiras do time com cinco gols.
Debinha fez o pênalti que após converteu na final contra a Colômbia. Nessa final, o Brasil venceu por 1 a 0 e ganhou o oitavo título em nove edições disputadas.
A história da atacante começou tempo atrás, ela de fato foi campeã na seleção brasileira na Copa América do Chile 2018, torneio no qual ela marcou 3 gols.
Além da seleção brasileira, ela jogou na Noruega, China e atualmente nos Estados Unidos. Ela teve seu papel principal na seleção sob a liderança de Pia Sundhage. Desde 2019, marcou 24 gols e é a grande artilheira desta era técnica.
Ela é a quinta jogadora com mais participações internacionais depois de Formiga (233 jogos), Marta (182), Cristiane (167) e Rosana (129) e se tornou uma das líderes incontestadas junto com Rafaelle e Tamires.
Participou da Copa do Mundo de 2019 na França e também de três Jogos Olímpicos, em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020
A bicampeã da Copa América da CONMEBOL tentará levar sua equipe ao topo na Copa do Mundo Feminina do próximo ano na Austrália e Nova Zelândia 2023 e também aos Jogos Olímpicos em Paris 2024, para os quais a equipe brasileira se classificou através do bom desempenho da equipe na Colômbia 2022.
Debinha está pronta para continuar fazendo história.