Veja quais ligas têm mais jogadores na CONMEBOL Copa América 2021
23-06-2021Astros de clubes do mundo todo estão em campo pela CONMEBOL Copa América 2021 e não poderia ser diferente, se tratando do torneio mais antigo do continente com os melhores jogadores do mundo.
Grandes times da América do Sul e as principais ligas da Europa e do restante do planeta fornecem talentos para as 10 seleções participantes desta edição do torneio, no Brasil. Mas, afinal, quais são os campeonatos com mais convocados para a CONMEBOL Copa América 2021?
Das ligas sul-americanas, segundo dados da OPTA, a que tem maior número de jogadores no torneio continental é a Bolívia. São 21 talentos jogando em times do país andino, todos eles defendendo a própria seleção boliviana que, além disso, conta com 5 jogadores fora do continente sul-americano.
Fora a Bolívia, o Campeonato Argentino, com 18 atletas (3 da própria Argentina, 3 do Chile, 2 da Colômbia, 2 do Equador, 5 do Paraguai, 2 do Peru e 1 do Uruguai) e o Brasileiro, com 16 (3 do próprio Brasil, 1 da Bolívia, 4 do Chile, 2 do Equador, 2 do Paraguai, 2 do Uruguai e 2 da Venezuela) são as competições sul-americanas com maior representatividade na CONMEBOL Copa América 2021.
Em toda América, porém, a liga do México apresenta 23 atletas disputando o torneio no Brasil, número inferior a apenas duas ligas do mundo inteiro.
Os jogadores de clubes mexicanos estão distribuÃdos pelas seleções do Chile (com 3 nomes), Colômbia (com 5, principal origem dos convocados ‘cafeteros’), Equador (5), Paraguai (4), Peru (3), Uruguai (2), e Venezuela (1).
Os vizinhos dos Estados Unidos também estão bem representados, com 16 jogadores de seus times em ação na CONMEBOL Copa América 2021, 7 deles na Venezuela (principal origem dos convocados da Vinotinto, empatado com a própria liga venezuelana).
Série A italiana, a mais presente na CONMEBOL Copa América 2021
Os campeonatos que superam o México são dois europeus: o Campeonato Italiano e o Campeonato Espanhol. As equipes da Itália cederam 27 talentos e os clubes da Espanha, 24.
Na Argentina, por exemplo, 9 jogadores defendem times italianos e 5 defendem times espanhóis (são as ligas com mais representantes na ‘Albiceleste’). No Uruguai, são 7 convocados em La Liga espanhola e 5 na Série A do ‘Calcio’ italiano. O Chile e Colômbia possuem 4 convocados na Itália cada um e a Venezuela, 3 na Espanha.
O Brasil tem 6 atletas em clubes da Espanha e 2 na Itália. Na seleção brasileira, a liga da Inglaterra lidera em número de convocados, com nove nomes. A Premier League, aliás, tem no total 20 convocados jogando a CONMEBOL Copa América 2021.
Além da América e da Europa, o único campeonato com representantes nesta edição do torneio é a Ásia, a partir da Arábia Saudita, com 5 jogadores de suas equipes espalhados pelas seleções do Equador (1), Paraguai (1), Peru (2) e Uruguai (1).
DATOS: Opta / Stats Perform