Chile e Argentina, os primeiros classificados do Grupo A

22-06-2021

Compartilhar:

Em uma grande jornada de futebol pelo Grupo A, o Chile empatou por 1 a 1 contra o Uruguai, em Cuiabá, e a Argentina venceu o Paraguai por 1 a 0, em Brasí­lia.  Dessa forma, chilenos e argentinos asseguraram presença nas quartas de final da CONMEBOL Copa América 2021.

No primeiro duelo da jornada, Uruguai e Chile empataram por 1 a 1 na Arena Pantanal, em Cuiabá, com gols dos astros Eduardo VargasLuis Suárez. ‘La Roja’ começou ganhando graças ao tento de Vargas, que assim alcançou 14 gols en CONMEBOL Copa América e se aproximou dos recordistas da competição, Norberto Méndez e Zizinho.

Para o Uruguai, que somou seu primeiro ponto no Grupo A, Luis Suárez empatou no segundo tempo.

DADOS DO JOGO
  • O Uruguai chega a três jogos invicto contra o Chile por todos torneios (2V 1E). Este foi o primeiro empate entre as equipes depois de oito jogos, entre os quais os uruguaios somaram cinco vitórias e os chilenos, três.
  • Uruguai e Chile empataram pelo mesmo placar de 1-1 em três dos últimos cinco jogos que fizeram pela CONMEBOL Copa América. Nos outros dois jogos, cada seleção venceu uma vez pelo placar mínimo (1-0). 
  • O Chile acumulou seis jogos invicto em todas as competições (2V 4E). Destes, todos os quatro empates foram por 1-1. ‘La Roja’ conseguiu marcar pelo menos um gol em todos os seis jogos, mas só passou uma partida sem sofrer gol (1-0 contra a Bolívia). 
  • O Uruguai chutou 16 vezes na partida, empatando seu recorde em um jogo da CONMEBOL Copa América contra um rival da América do Sul desde 2011 (16 vs Ecuador em 2019).
  • Charles Aránguiz disputou e ganhou quatro duelos aéreos na partida, sendo o único atleta chileno com 100% de efetividade neste quesito. Foi o máximo de duelos aéreos que Aránguiz ganhou em um jogo da CONMEBOL Copa América em todas suas participações. 

    Dados OPTA
    – Argentina vence suado –
    A equipe ‘albiceleste’ assegurou uma dura vitória contra a aguerrida seleção paraguaia, por 1 a 0, graças a gol de Alejandro ‘Papu’ Gómez ainda no início do confronto.

    Ainda que não tenha brilhado e tenha diminuído o ritmo no segundo tempo, a seleção argentina assegurou-se como lí­der do Grupo A e com a vaga na próxima fase.


    DADOS DO JOGO

      • A Argentina voltou a vencer o Paraguai depois de quatro jogos sem vitória em todas as competições (3E 1D). A última vitória tinha sido nas semifinais da CONMEBOL Copa América 2015 (6-1).
      • A Argentina aumentou para 16 o número de jogos invicta em todos torneios (9V 7E). A última derrota foi para o Brasil, por 0-2, na CONMEBOL Copa América 2019.
    • O Paraguai não fez gols em três dos seus quatro últimos jogos: 0-0 com o Uruguai, 0-2 com o Brasil e 0-1 nesta noite com a Argentina. Só fez gol na vitória por 3 a 1 sobre a Bolívia, na primeira rodada da CONMEBOL Copa América.
    • Lionel Messi alcançou Javier Mascherano como o jogador com mais atuações na seleção argentina (147). Além disso, chegou a 100 partidas por torneios oficiais com o time ‘albiceleste’. 
    • Pela primeira vez nos últimos nove jogos contra a Argentina, o Paraguai teve mais posse de bola que seu rival: acumulou 56,9% de posse.
    • A Argentina chutou oito vezes a gol nesta noite, contra o Paraguai: foi o segundo número mais baixo da era Lionel Scaloni, empatado com o jogo com o Equador, em outubro de 2020, e com um chute a mais que o duelo com o Paraguai, na CONMEBOL Copa America 2019 (7). 

      DADOS OPTA

Compartilhar: