Canadá, a 20ª seleção que jogará uma CONMEBOL Copa América™
24-03-2024- Com sua vitória sobre Trinidad e Tobago, garantiu um lugar na 48ª edição do torneio de seleções mais antigo do mundo.
- Vem de disputar a Copa do Mundo FIFA 2022.
O caminho do Canadá para se classificar para a CONMEBOL Copa América Estados Unidos 2024™ terminou em 23 de março, com a vitória por 2-0 sobre Trinidad e Tobago, mas começou em 2023 com a Concacaf Nations League, um torneio classificatório.
Por ser um dos quatro melhores classificados no sistema da Concacaf (junto com Estados Unidos, México e Costa Rica), o Canadá avançou diretamente para as quartas de final do torneio. Lá, jogou contra a Jamaica em novembro de 2023: a série – ida e volta – terminou 4-4, mas os Reggae Boyz avançaram para as semifinais e garantiram a classificação para a CONMEBOL Copa América™ graças à regra do gol fora de casa.
O playoff final foi no Toyota Stadium, contra Trinidad e Tobago, com uma história conhecida pelos Les Rouges.
O Canadá foi campeão duas vezes no torneio de seleções da Concacaf. Com o antigo formato, em 1985, e com o novo (a Copa Ouro) em 2000. Tem a particularidade de ser a única seleção fora dos Estados Unidos e México a ter levantado a Copa Ouro.
Em 2022, o Canadá voltou a jogar uma Copa do Mundo FIFA após 36 anos. Foi eliminado na fase de grupos, onde enfrentou Bélgica, Marrocos e Croácia; estes dois últimos, semifinalistas do torneio.
A estreia do Canadá na CONMEBOL Copa América™ eleva para 20 o número de equipes que participaram do torneio: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela (os 10 da CONMEBOL), México, Estados Unidos, Costa Rica, Japão, Honduras, Jamaica, Panamá, Haiti e Catar.
Sua grande figura é Alphonso Davies, defensor de 23 anos, que atua no Bayern de Munique desde 2019. Seu treinador é Mauro Biello.
Além de estrear no torneio, o Canadá fará parte da partida de abertura da CONMEBOL Copa América Estados Unidos 2024™, em 20 de junho no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, contra a Argentina, a atual defensora do título do torneio e a última campeã da Copa do Mundo FIFA