O craque Cafu e seu bicampeonato com a Verde-Amarela
06-06-2023Marcos Evangelista de Moraes, mais conhecido como Cafu, é uma das gigantescas lendas do futebol sul-americano. Assim como as demais estrelas, Cafu contribuiu com seu talento e magia para o torneio de seleções de mais sucesso, tradição e glória do mundo: a CONMEBOL Copa América.
O histórico lateral-direito da Verde-Amarela sagrou-se campeão em duas edições da CONMEBOL Copa América, marcando presença em uma lista repleta de lendários jogadores daquelas equipes que jogaram na Bolívia em 1997 e no Paraguai em 1999, como Ronaldo, Romário, Rivaldo, Taffarel, Ronaldinho, Dunga e Roberto Carlos.
“Significou muito na minha carreira. Foram dois títulos que consegui conquistar na CONMEBOL Copa América de 1997 e 1999. Essa é uma competição importantíssima, na qual ninguém quer perder e todos querem vencer. Com o Brasil tive a oportunidade de ganhar duas vezes. Foi um torneio muito importante para minha carreira profissional”, comentou Cafu sobre a conquista desses títulos.
Na CONMEBOL Copa América da Bolívia 1997, Cafu disputou as três partidas da fase de grupos em que o Brasil venceu a Costa Rica por 5-0, o México por 3-2 e a Colômbia por 2-0. Não pôde participar do jogo das quartas de final em que seu time venceu o Paraguai por 2-0, mas voltou para a partida vitoriosa por 7-0 sobre o Peru nas semifinais.
A final foi disputada pelos brasileiros contra a anfitriã Bolívia. Venceram por 3-1 com Cafu na equipe, para erguer o título continental pela quinta vez e pela primeira vez fora de seu território.
O lateral-direito foi uma das peças fundamentais no time comandado por Mario Zagallo e capitaneado por Dunga. Com Cafu na equipe, Ronaldo marcou cinco gols, Romário e Leonardo fizeram três e se mantiveram como artilheiros.
A próxima edição da CONMEBOL Copa América foi realizada no Paraguai em 1999 e o Brasil mais uma vez dominou o torneio, desta vez com Cafu portando a braçadeira de capitão.
Cafu começou o torneio dando assistências para Ronaldo e Ronaldinho na goleada de 7-0 sobre a Venezuela na 1ª rodada da Fase de Grupos. Esteve na derrota por 2-1 para o México pela 2ª rodada, e ficou no banco no 1-0 contra o Chile.
Nas quartas de final participou da conquista de 2-1 sobre a Argentina e da vitória por 2-0 sobre o México nas semifinais.
Na final o Brasil enfrentou o Uruguai no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e os brasileiros conquistaram sua sexta CONMEBOL Copa América, ao vencer os uruguaios por 3-0, com Cafu erguendo a taça como capitão.
Cafu é o jogador brasileiro com mais partidas disputadas pela seleção. Além disso, participou de três finais de Copa do Mundo da FIFA, das quais conquistou duas, além de uma edição da Copa das Confederações.
CONMEBOL.com