Brasil se consagra na Bolívia em 1997

29-04-2024

Compartilhar:

  • O Brasil foi coroado campeão da CONMEBOL Copa América™ pela quinta vez.
  • Doze seleções participaram desta edição: dez da CONMEBOL e duas da Concacaf.

A Bolívia voltou a sediar a CONMEBOL Copa América™ em 1997, após 34 anos, e foi palco de uma linda festa do futebol, na qual participaram as dez seleções nacionais das Associações Membro da CONMEBOL e mais duas convidadas da Concacaf: Costa Rica e México.

A Canarinho se consagrou campeã pela primeira vez fora de casa com uma equipe liderada por Mário Zagallo e jogadores históricos do futebol sul-americano, como Taffarel, Cafu, Roberto Carlos, Dunga, Romário e Ronaldo.

O torneio se desenrolou de forma excelente, com destaque para o ótimo papel da Bolívia, que jogou um futebol de alto nível e venceu todas as suas partidas até chegar à Final. Na decisão, não conseguiu superar a máquina brasileira, que também venceu seus seis jogos antes de levantar o troféu com uma vitória por 3 a 1 na Final.

Erwin ‘Platini’ Sánchez, Marco ‘El Diablo’ Etcheverry e Milton Melgar foram as figuras desta grande geração de jogadores bolivianos.

Foi a despedida de Aldair e Dunga, que jogaram suas últimas partidas com o Brasil no torneio. Os dois participaram de 18 dos 19 jogos da seleção brasileira entre as edições de 1989, 1995 e 1997, sem perder nenhum desses jogos. Ambos também são os jogadores com mais jogos invictos no torneio.

A vitória por 7 a 0 do Brasil sobre o Peru nas Semifinais da CONMEBOL Copa América 1997™ foi a maior vitória em fases eliminatórias na história do torneio (igualando a vitória do Brasil sobre o Paraguai na final de 1949, que teve o mesmo placar). Posteriormente, o Chile alcançaria a mesma façanha em 2016, quando aplicou os mesmos 7 a 0 sobre o México nas quartas de final.

O melhor jogo do torneio foi entre México e Brasil: os astecas começaram vencendo por 2 a 0 com gols do ‘Pájaro’ Hernández, mas o Brasil virou o jogo com gols de três campeões mundiais em atividade: Aldair, Romário e Leonardo.

Luis Hernández, atacante mexicano, foi o artilheiro do torneio com seis gols, e ainda marcou o gol de número 2.000 do torneio de seleções mais antigo do mundo.

A Argentina se tornou o primeiro país a alcançar 100 vitórias na CONMEBOL Copa América™. Este marco foi alcançado no único jogo vencido pela Albiceleste nesta edição, um 2 a 0 contra o Chile.

 

O caminho do Brasil para o título

 

Fase de Grupos:

 

Brasil 5-0 Costa Rica

 

  • Gols do BRA: Djalminha (22’), Ronald González (GC 35’), Ronaldo (46’ e 51’), Romário (59’)

 

Brasil 3-2 México

 

  • Gols do BRA: Aldair (47’), Romário (59’), Leonardo (78’)
  • Gols do MEX: Luis Hernández (13’ e 31’)

 

Brasil 2-0 Colômbia

 

  • Gols do BRA: Dunga (11’), Edmundo (67’)

 

Fase Final:

 

Brasil 2-0 Paraguai – Quartas de Final

 

  • Gols do BRA: Ronaldo (19’ e 34’)

 

Brasil 7-0 Peru – Semifinais

 

  • Gols do BRA: Denílson (1’), Flávio Conceição (27’), Romário (35’ e 48’), Leonardo (45’ e 55’), Djalminha (77’)

Brasil 3-1 Bolívia – Final

 

  • Gols do BRA: Denílson (40’), Ronaldo (79’), Zé Roberto (90’)
  • Gol da BOL: Erwin Sánchez (45’)

 

CONMEBOL.com / OPTA

Compartilhar: