A conquista brasileira do bicampeonato em 1922
01-09-2023- A seleção brasileira sagrou-se campeã pela segunda vez na história na CONMEBOL Copa América™️ realizada no Rio de Janeiro em 1922.
- Pela primeira vez, cinco equipes participaram do torneio.
A CONMEBOL Copa América™️ de 1922 foi realizada no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro – Brasil, que já havia sido sede em 1919, sendo ampliado de 18.000 para 25.000 espectadores nesta ocasião. O torneio seria disputado no Chile, mas a sede foi alterada devido à comemoração do centenário da independência do Brasil.
A Seleção Canarinho conquistou seu segundo título na primeira edição da CONMEBOL Copa América™️ onde participaram cinco seleções: Argentina, Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai. Além disso, foi o primeiro campeão com recorde de jogos empatados (3). No torneio venceu apenas a Argentina (2-0) e no desempate com o Paraguai (3-0).
Nesta edição ocorreu aquela que foi provavelmente a primeira transmissão radiofônica de um evento esportivo. O uruguaio Claudio Sapelli recebia do Rio de Janeiro a informação telegráfica do encontro entre Brasil e Uruguai e a retransmitia aos ouvintes que se aglomeravam na porta do jornal.
O artilheiro do torneio foi o argentino Julio Francia, com quatro gols marcados. No total, foram 22 gols feitos nos 11 duelos disputados, com média de 2 por partida.
Modesto Denis, goleiro paraguaio, foi um dos destaques do torneio. Jogava pelo Nacional do Paraguai e por muitos anos foi o jogador de seu time com mais partidas disputadas pela ‘Albirroja’ (32).
CONMEBOL.com/OPTA