Argentina quer recuperar o domínio na CONMEBOL Copa América
12-06-2021Poucas equipes chegam com tanta gana de título para a disputa da CONMEBOL Copa América de 2021 quanto a Seleção Argentina. A segunda maior vencedora da história do torneio já acumula 28 anos sem ser campeã sul-americana, em meio a derrotas traumáticas.
Foram quatro tropeços em finais desde o último título, em 1993, todas para rivais históricos. Em 2004 e 2007, a Albiceleste foi derrotada pelo Brasil. Em 2004, levando o empate nos acréscimos do segundo tempo e sendo superada nos pênaltis, e em 2007, perdendo por 3 a 0 no tempo normal.
Mais recentemente, em 2015 e 2016, os vice-campeonatos aconteceram diante do Chile, nas duas vezes nas cobranças de penalidades, depois de empates por 0 a 0 com a bola rolando.
Na última ocasião em que disputou a CONMEBOL Copa América em casa, em 2011, a Argentina acabou eliminada nas quartas de final, para o Uruguai, que acabou ficando com o caneco e passou a vizinha no ranking de troféus continentais (15 contra 14).
Depois dos dois gols de Gabriel Batistuta no triunfo por 2 a 1 na decisão contra o México, em 1993, no Equador, a taça de campeão da América do Sul não foi mais para Buenos Aires.
Como chega a Argentina?
Em 2021, a equipe do técnico Lionel Scaloni chega para a competição embalada por uma boa sequência de resultados. A última derrota aconteceu justamente na CONMEBOL Copa América passada, em 2019, 2 a 0 contra o Brasil, nas semifinais.
Desde então, foram 13 partidas, 7 vitórias e 6 empates. A campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 é boa, com 12 pontos em seis rodadas, atrás do Brasil, na segunda colocação.
https://www.instagram.com/p/CPRME7ZHGLk/
Além do craque Lionel Messi, que na reta final de carreira busca um título inédito em seu vasto rol de glórias, a Argentina contará com o também experientes Di Maria e Agüero e com jovens destaques como Lautaro Martínez e Giovani Lo Celso, entre outros talentos, para se sagrar campeã sul-americana pela 15ª vez.
Desde que assumiu o cargo no lugar de Jorge Sampaoli, Scaloni começou a desenhar um plano de renovação que parecia necessário e que lentamente passou a ser vislumbrado em cada uma de suas convocações.
É assim que ele chega para a disputa continental, com vários nomes novos para a seleção, mas com comprovada experiência em clubes. O goleiro Emiliano Martínez, os defensores Lisandro Martínez e Cristian ‘Cuti’ Romero, o volante Rodrigo de Paul e o atacante Nicolás González são alguns dos jogadores em quem apostou Scaloni e que, em maior ou menor medida, foram se adaptando até chegar à CONMEBOL Copa América.
A estreia de Messi e companhia na CONMEBOL Copa América 2021 acontece dia 14 de junho, contra o Chile, no Estádio Nilton Santos, no Rio. Ainda pela fase de grupos, a Seleção Argentina enfrenta Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Clique aqui para ver o melhor de Lionel Messi na CONMEBOL Copa América!