Argentina consegue primeira vitória e mantém as esperanças
12-07-2022- A ‘Albiceleste’ ganhou do Peru por 4-0 e somou seus primeiros 3 pontos na CONMEBOL Copa América Feminina
- Argentina igualou a Venezuela em pontos e ambas as seleções ficaram atrás do Brasil no Grupo B.
Armênia, 12 de julho de 2022.- Para que o sonho da Argentina começasse a tomar forma, precisava de uma vitória em sua segunda apresentação, contra o estreante Peru. Após terminarem derrotadas por 4-0 contra o Brasil, as dirigidas por Germán Portanova tinham o dever de passar a página e ganhar. E conseguiram com contundência e solidez. Agora, junto com a Venezuela, se acomodam na segunda posição do Grupo B, atrás do Brasil que tem pontuação perfeita.
Para enfrentar o Peru, Argentina contou com Estefanía Banini, uma das jogadoras mais destacadas da edição de 2018, que foi incluída neste ano no 11 ideal da FIFA, e foi a que fez brilhar o meio-campo ‘albiceleste’, dando assistência para Yamila Rodríguez para abrir o placar aos 18 minutos do primeiro tempo.
A partir desse momento, Argentina conseguiu ter o controle da bola e das ações, gerando situações de perigo para Maryory Sánchez. No segundo tempo, em outra grande jogada coletiva, Florencia Bonsegundo aumentou o placar. O 4-0 finalizou com gols de Stábile, após um grande passe de Banini, e Lonigro, com passe de Ippólito.
Embora para Peru tenha sido um mal resultado, ainda restam 3 jogos pela frente para buscar a classificação, já que estiveram livres na 1ª jornada. Do lado da Argentina, somou 3 pontos e ficou na segunda posição da tabela do Grupo B junto com a Venezuela, ambas atrás do Brasil com pontuação ideal após suas vitórias sobre a Argentina e o Uruguai.
Na próxima jornada, Argentina enfrentará o Uruguai no primeiro turno, às 16:00 (horário local); enquanto a Venezuela e o Peru disputarão a segunda partida, no Estádio Centenário de Armênia, às 19:00 (horário local).
-Estatísticas-
- Argentina se mantém invicta contra o Peru em seu quarto enfrentamento contra este rival na CONMEBOL Copa América Feminina (2V 2E), vencendo os dois duelos mais recentes (em 2010 e 2022).
- Argentina cortou uma racha de três derrotas consecutivas na CONMEBOL Copa América Feminina e de três jogos sem marcar gol. A ‘Albiceleste’ ganhou os 15 encontros da competição onde marcou pelo menos 3 gols.
- Yamila Rodríguez (1 gol, 1 assistência) é a terceira argentina em marcar e dar assistência em uma mesma partida da CONMEBOL Copa América Feminina nas últimas edições, depois de Florencia Bonsegundo (2 gols, 1 assistência) e Estefanía Banini (1 gol, 1 assistência), ambas contra o Equador em 2018.
- Estefanía Banini realizou duas assistências contra o Peru neste jogo. Com isto, já soma 5 nas últimas duas edições da CONMEBOL Copa América Feminina, mais que qualquer outra jogadora argentina durante este intervalo. Além disso, é a segunda com mais passes para finalizações desde 2018 no torneio (20, atrás de Florencia Bonsegundo com 22).
- Estefanía Banini é a única jogadora argentina que realizou duas assistências em uma mesma partida da CONMEBOL Copa América Feminina nas últimas duas edições do torneio: em 2018 contra a Colômbia e hoje contra o Peru.
OPTA
https://twitter.com/CopaAmerica/status/1547056846967517185