O tricampeonato da Argentina de 1927
18-10-2023- Os argentinos sagraram-se campeões da CONMEBOL Copa América™ em 1927.
- O torneio foi realizado no Peru pela primeira vez na história.
Na CONMEBOL Copa América™ de 1927 ocorreu a primeira participação do Peru, que também foi anfitrião. O torneio foi disputado no Nacional de Lima, um estádio fundado em 1897 e sede das primeiras partidas de futebol disputadas no país.
Naquela edição, participaram Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O Peru estreou na CONMEBOL Copa América™ perdendo do Uruguai (0-4), mas depois teve sua primeira vitória contra a Bolívia (3-2) e, finalmente, uma derrota para a Argentina (1-5).
Na goleada da Argentina sobre a equipe da casa, Manuel «Nolo» Ferreira marcou um dos gols mais rápidos da história da competição com apenas 50 segundos de jogo.
O curioso é que o árbitro já havia anulado um gol argentino: Manuel Seoane tinha marcado após receber o pontapé inicial do convidado de honra, o embaixador dos EUA no Peru, Mister Poixdater. Foi aí que a jogada, após o pontapé inicial ter sido dado por uma personalidade, foi considerada inválida.
Foi mais uma edição com muitos gols: 37 em apenas seis jogos. Argentina e Uruguai, com 30 gols ao todo, foram os que mais contribuíram. O artilheiro do torneio foi o uruguaio Roberto Figueroa, com quatro tantos.
A nova regra de impedimento, sancionada em 1925, que reduziu de três para dois o número de jogadores entre o atacante e a linha de fundo, favoreceu o número de gols no torneio.
O torneio funcionou como uma eliminatória para as Olimpíadas de Amsterdã de 1928, com a Argentina (campeã) e o Uruguai (vice-campeão) conquistando as vagas. Um ano depois, eles disputaram a final pela medalha de ouro, mas dessa vez foi a Celeste que venceu.
José Lago Millan foi listado como o técnico dos argentinos, mas na verdade era o preparador físico, um dos primeiros da história, e a Albiceleste teve uma «pré-temporada» sem precedentes de quinze dias antes do torneio, que foi revalorizada pelos jogadores depois que conquistaram o título.
CONMEBOL.com / OPTA