Sandra Braz Santos apitará o jogo Peru x Venezuela pelo Grupo B

15-07-2022

Compartilhar:

  • Sandra Braz Santos será a juíza principal do jogo entre Peru e Venezuela no Grupo B.
  • Esse intercâmbio ocorre no âmbito da cooperação estratégica interinstitucional entre a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e a União Europeia de Futebol e Associados.

Armênia, 15 de julho de 2022.– Três árbitras europeias foram convidadas a dirigir a Copa América Feminina 2022 da CONMEBOL, que acontece na Colômbia de 8 de julho a sábado, 30.

Nesta sexta-feira, 15 de julho, o trio de arbitragem da partida que será disputada na Armênia entre Peru e Venezuela para a 3ª Rodada do Grupo B será composto inteiramente por essas integrantes: Sandra Braz Santos, de Portugal, será a principal juíza, Andreia Ferreira, também de Portugal, e Rita Cabañero, de origem espanhola, serão Assistentes 1 e 2.

Andreia Ferreira já teve sua primeira experiência como 2ª Assistente na partida em que Argentina e Peru se enfrentaram, enquanto Sandra Braz Bastos foi a 4ª árbitra naquela partida.

Esta participação de árbitras europeias em competições sul-americanas é realizada no marco da cooperação estratégica interinstitucional entre a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA).

«É uma experiência fantástica, estou muito agradecida de estar aqui, aprendi muito. Quero agradecer toda a equipe técnica da CONMEBOL que nos ajudou para que a adaptação fosse mais fácil. Acho que isto é muito importante, podemos trocar experiências, aprendemos alguma coisa todos os dias, e é importante para a arbitragem feminina «, contou Sandra Braz Santos, árbitra UEFA desde 2004.

Para Rita Cabañero, sua lição mais importante foi a de descobrir a universalidade do futebol. «Para mim é uma honra estar aqui, estou muito grata por eles terem confiado em mim. Estou aprendendo muito, é uma experiência enriquecedora. A arbitragem é a mesma, os técnicos da CONMEBOL nos ajudam a unificar critérios, e isso é o mais importante, são culturas diferentes, há uma boa convivência, uma boa atmosfera e no final o futebol é o mesmo no mundo inteiro», explicou a Assistente da UEFA desde 2019.

Andrea Ferreira, entretanto, reconheceu algumas diferenças nos estilos de jogo: «É a minha primeira vez na América do Sul, é uma grande experiência com meus colegas e com a organização. Eu acho que o futebol é universal em geral, mas aqui é um pouco diferente, mais intenso, lutador, mais rápido», disse a assistente da UEFA desde 2016.

Ao mesmo tempo, as árbitras da CONMEBOL também foram nomeadas para dirigir as partidas correspondentes à Eurocopa Feminina 2022, que está sendo disputada atualmente na Inglaterra. Elas são a árbitra Emikar Caldera (Venezuela); as árbitras assistentes Migdalia Rodríguez (Venezuela) e Mary Blanco Bolívar (Colômbia).

Este intercâmbio durante as duas competições continentais que são realizadas simultaneamente (CONMEBOL Copa América Feminina 2022 e Eurocopa Feminina 2022) não é o primeiro: também foi realizado na CONMEBOL Sub 20 Feminina, com árbitras da Itália e da Espanha, que também participaram da pré-temporada organizada pela entidade dirigente do futebol sul-americano no final de janeiro deste ano.

Este acordo entre as instituições, assinado em 15 de dezembro de 2021, prevê a realização de eventos em diferentes categorias e modalidades de futebol, intercâmbio em arbitragem, colaboração em capacitações e outros projetos de interesse comum.

 

Compartilhar: